INGESTÃO DE CALORIAS

18 de junho de 2017
Tudo Sobre Alimentação na Gravidez com a Especialista Dra. Gabriella Maciel Collier - Ginecologista em Recife

Em uma recente pesquisa publicada pela Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv, no jornal Clinical Science, pesquisadores constataram que adotar um café da manhã saudável mais calórico e diminuir as calorias no jantar contribuem para combater a infertilidade, principalmente, em mulheres que sofrem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Isso porque as calorias ingeridas no café da manhã reduzem os níveis de glicose e melhoram os índices de sensibilidade à insulina, o que acaba impactando na ovulação, que tem um aumento significativo.

Dra. Gabriella Maciel Collier, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diz que parece claro que o mais saudável seja uma alimentação um pouco mais calórica pela manhã, pois o tempo de jejum foi maior durante a noite em relação ao intervalo entre o café da manhã e o almoço, assim como entre o almoço e o jantar, mas contrapõe: “os dados do trabalho estão relacionados com hábitos alimentares, o que no Brasil, por exemplo, dificilmente, conseguiremos mudar o hábito de um café da manhã pouco calórico e um almoço e jantar mais calóricos”, alerta.

Ainda que exista um comportamento na alimentação do brasileiro diferente do que na de pessoas de outros países, a Dra. Gabriella alerta para uma dieta diária menos calórica para mulheres que pretendem engravidar e que apresentam algum problema de fertilidade.

Alternativas

Para pacientes que convivem com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), mostram problemas de ovulação ou outras causas de infertilidade, a Dra. Gabriella indica três tipos de tratamentos de Reprodução Humana: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.

Postado em Blog por alffaweb