SAIBA TUDO SOBRE IDADE MATERNA X SÍNDROME DE DOWN

18 de junho de 2017

A Síndrome de Down é uma das alterações cromossômicas mais comuns nos seres humanos. Ela representa cerca de 0,15% entre os nascidos vivos e é a mais comum em filhos nascidos de mulheres mais velhas.

Essa síndrome ocorre de um acidente genético que gera um cromossomo extra no par 21, daí o nome Trissomia do 21. Em 95% dos casos, essa alteração ocorre no momento da concepção.

Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes, elas têm olhos amendoados, devido às pregas nas pálpebras e em geral são menores em tamanho. As mãos apresentam uma única prega na palma, em vez de duas. Os membros são mais curtos, o tônus muscular é mais fraco e a língua é protrusa, maior do que o normal.. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e amorosos.

Atualmente, o adiamento da gravidez é aumentando bastante e muitos são os fatores envolvidos em tal decisão: estabilidade financeira e profissional, dificuldade em ter um relacionamento estável e ainda, incerteza sobre o desejo de ter filhos. Aproximadamente, 20% das mulheres aguardam até os 35 anos para construir uma nova família.

Idade materna x chance de ter um filho com Síndrome de Down

≤ 30 anos       –           1 em cada 940 mulheres

≤  35 anos      –           1 em cada 400 mulheres

≤ 40 anos       –           1 em cada 85 mulheres

≤ 45 anos       –           1 em cada 30 mulheres

Essa síndrome, na maioria dos casos, acontece ao acaso. Por esse motivo, não há nada que se possa fazer para prevenir-lá.

Postado em Blog por alffaweb