Problemas sexuais femininos
Muitas vezes o estilo de vida da mulher moderna que resulta em acúmulo de tarefas em casa e no trabalho, pode acarretar em problemas como a falta de desejo sexual (diminuição da libido), dor ou dificuldade na penetração e incapacidade de chegar ao orgasmo.
A diminuição da libido é uma queixa muito comum nos consultórios de ginecologia atualmente e chega a atingir de 15 a 34% das mulheres, sendo mais comum entre as mulheres mais velhas. Entre as possíveis causas, estão as alterações hormonais, gravidez, amamentação, uso de anticoncepcionais e ainda, drogas, álcool e cigarro.
A dor durante a relação sexual pode ser causada pela falta de desejo, o que diminui a lubrificação vaginal, dificultando a penetração. A dor também pode ser causada por alguma doença ginecológica, como corrimento, menopausa, infecções na vagina, endometriose entre outras causas. Importante sempre investigar a causa da dor para que a mulher volte a sentir prazer com o sexo.
O orgasmo feminino é uma questão complexa, pois além dos aspectos físicos, existem questões sociais, culturais e religiosas. Importante o ginecologista saber se esse problema ocorre todas as vezes que a mulher tem relações sexuais, se consegue ter orgasmos durante a masturbação para uma melhor avaliação do quadro e melhor condução do tratamento. Ao contrário da falta de desejo sexual, a incapacidade de ter orgasmo é mais comum entre as mulheres jovens, principalmente as que estão iniciando a vida sexual.
Além da ajuda profissional, é fundamental a intimidade entre o casal para que juntos possam descobrir o que traz mais prazer para cada um deles.