A MICROCEFALIA – SAIBA TUDO SOBRE A MICROCEFALIA

18 de junho de 2017
Tudo Sobre A MICROCEFALIA com a Especialista Dra. Gabriella Maciel Collier - Ginecologista em Recife

A Microcefalia é uma má formação congênita onde o cérebro não se desenvolve da maneira adequada. Os bebês com essa condição nascem com o perímetro cefálico menor que o normal, que em geral é superior a 33cm. O diagnóstico é feito através da ultrassonografia a partir da 30º semana de gestação ou logo após o nascimento.

As causas de microcefalia podem ser por problemas genéticos ou por fatores ambientais, como uso de drogas, desnutrição materna, infecções (toxoplasmose, citomegalovírus entre outros).

A doença que passou a assombrar as gestantes do Brasil, tem como principal suspeita o contágio das gestantes pelo Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue.

Base as últimas notícias na mídia, novos casos dessa deformidade no cérebro revelam uma nova doença, pois fogem do padrão conhecido de microcefalia e infecções congênitas.

Os principais sintomas da infecção pelo Zika vírus são febre baixa e manchas pelo corpo. Como não existe tratamento, as recomendações para a prevenção da doença são:

1. Evitar contato com pessoas com febre, infecções ou manchas pelo corpo (exantemas)
2. Cobrir adequadamente os recipientes de água, buscando reduzir a presença de mosquitos transmissores da doença
3. Manter portas e janelas fechadas ou com telas, além do uso de ventiladores e ar condicionados.
4. Uso de repelentes, lembrando que os mais comumente encontrados (OFF, Autan e Repelex), conferem proteção máxima por 6 horas e após esse período deve ser reaplicado.

Para saber mais, agende sua consulta por telefone (81) 3037-2895 ou 9 9811-7293.

Postado em Blog por alffaweb