PÓLIPO UTERINO – O QUE É E COMO TRATAR?

18 de junho de 2017
Tudo Sobre Pólipo Uterino com a Especialista Dra. Gabriella Maciel Collier - Ginecologista em Recife

* Definições

Pólipos endometriais são pequenas massas pediculadas originadas do endométrio (parede interior do útero) e projetada para a cavidade uterina. Esses pólipos são mais comum em mulheres de 30 a 50 anos e normalmente são benignos, a possibilidade de transformação maligna é dificil de ser mensurada, mas estudos mostram que essa chance é de 0,5 a 3,7%.

O número e o volume são extremamente variáveis, desde mínimos e quase imperceptíveis até os que ocupam toda a cavidade uterina. Podem ser únicos ou múltiplos. Quanto a localização, eles normalmente se limitam a cavidade uterina, ocasionalmente, podem atravessar o colo uterino (2% dos casos) sendo visto no exame ginecológico.

* Causas

As causas do pólipo uterino ainda não foram esclarecidas. Contudo, as mulheres que possuem mais risco de desenvolver são as obesas, hipertensas ou que tenham casos semelhantes na família.

A terapia de reposição hormonal também aumenta o risco de desenvolvimento dos pólipos uterinos.

* Sintomas

Assintomáticos (sem sintomas)

Sangramento irregular durante a menstruação (muitas vezes, menstruacão excessiva)

Sangramento entre os períodos menstruais

Sangramento pós-menopausa

Infertilidade (dependendo da localização)

* Diagnóstico do pólipo uterino

Os pólipos uterinos são diagnosticados, mais comumente, através de uma ultrassonografia pélvica, embora alguns não sejam facilmente detectados, sendo confundido com espessamento endometrial.

Ainda podem ser diagnosticados através da Histeroscopia, curetagem e os pólipos endocervicais podem ser diagnosticados na colposcopia.

* Tratamento para pólipo uterino

O tratamento vai depender da gravidade da situação, podendo ser expectante com o contrale ultrassonográfico ou a remoção cirúrgica.

A retirada do pólipo é preferencialmente realizada por histeroscopia cirúrgica. Em locais onde não dispõem desse equipamento, a retirada podeser feita através da curetagem uterina, torção do pedículo e até mesmo, histerectomia.

O material retirado deve ser enviado para o laboratório para exame ao microscópio, se o pólipo uterino contiver células cancerígenos, o seu médico entrará em contato para instruções sobre os seguintes passos e tratamento a ser realizado.

Postado em Blog por alffaweb