QUAIS AS CHANCES DE ENGRAVIDAR?

18 de junho de 2017
Tudo Sobre Cuidados Com a Gravidez com a Especialista Dra. Gabriella Maciel Collier - Ginecologista em Recife

chances-engravidar-tratamento-gravidez-recife-pernambuco-dra-gabriella-maciel-collier-768x512Um casal saudável, sem nenhum problema aparente de fertilidade, tem em média 17% de chance de engravidar por ciclo.  Quando a mulher tem até 35 anos de idade, as chances de gravidez com 3 meses de tentativa são, em média, de 57%, após 6 meses de tentativa essas chances aumentam para 72% e depois de 1 ano de tentativas as chances de sucesso giram em torno de 85%.

Por isso os médicos, quando o casal é saudável, os médicos indicam exames mais detalhados após um ano de tentativas.

Quando a mulher tem mais de 35 anos, o período de tentativas é menor, de 6 meses, já que a saúde fértil da mulher tende a diminuir.

As chances em cada faixa etária da mulher, mensalmente, são:
Faixa até 20 anos: 25%
Faixa entre 21 e 30 anos: 20%
Faixa entre 31 e 35 anos: 15%
Faixa entre 36 e 39 anos: 10%
Faixa entre 40 e 44 anos: 5%
45 anos ou mais: abaixo de 3%

Após esse período é importante que o casal procure orientação médica, de preferência especializada, principalmente se a idade da mulher estivar acima de 35 anos.

Com os tratamentos de fertilidade, como indução de ovulação/coito programado as chances sobem para 30 a 35% de chances ao mês.
As chances com uma Inseminação Artificial giram em torno de 30%, com uma tentativa a taxa média é de 10 a 18%, com até 3 a 5 tentativas pode chegar a 50%.

Tudo Sobre Cuidados Com a Gravidez com a Especialista Dra. Gabriella Maciel Collier - Ginecologista em Recife

O sucesso da FIV(Fertilização em Vitro) vai depender da qualidade dos óvulos, dos espermatozoides e do ambiente do útero no momento da implantação. As probabilidades de gravidez variam entre 20 e 35% em mulheres de até 35 anos. A partir dos 40 anos, quando os óvulos já perderam parte da vitalidade, a taxa de gravidez cai para 15%. Com a FIV a incidência de gestação múltipla é de 15% maior que no processo natural, já que, em busca de sucesso, implanta-se o máximo de embriões permitidos em cada tentativa. No entanto, a incidência de trigêmeos não chega a assustar: por volta de 1%. Na ICSI (Injeção Intracitoplasmática do Espermatozoide) as chances são de 25 a 30% por tentativa.

Complementando, a partir de uma dúvida que recebi, por que as chances são tão baixas? São vários fatores para que uma gestação aconteça, todos os hormônios devem estar regulados nos momentos certos, é preciso ovular regularmente, sendo que isso significa de 8 a 10 vezes ao ano, ou seja, a mulher não ovula todos os meses. O muco não deve estar hostil para receber os espermatozoides, o endométrio precisa estar na espessura ideal, as trompas precisam estar desobstruídas, móveis e funcionais, os espermatozoides têm que conseguir chegar até as trompas e/ou estarem lá no momento em que o óvulo for captado pela trompa, sendo que o óvulo dura em torno de 6 a 12hs, os espermatozóides precisam conseguir penetrar o óvulo, o óvulo fecundado tem que conseguir chegar ao útero e se fixar.

Postado em Blog por alffaweb