SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

18 de junho de 2017
Tudo Sobre Síndrome do Ovário Policístico com a Especialista Dra. Gabriella Maciel Collier - Ginecologista em Recife

É uma desordem endócrina que acomete 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Esse nome se  deve  à presença frenquente dos ovários aumentados de volume e múltiplos cistos na periféria.

A causa dessa patologia ainda não foi estabelecida e não se sabe se o distúrbio primário está localizado no hipotálamo, hipófise, ovários, adrenais ou no metabolismo glicêmico. Caracteristico dessa síndrome é o aumento da produção de hormônios masculinos.

As manifestações clínicas mais comum da SOP são:

·         Irregularidade menstrual

·         Hirperandrogenismo (acne, hisurtismo = aumento de pêlos, seborréia, alopécia = queda dos cabelos)

·         Obesidade

·         Infertilidade (devido aos casos de ausência de ovulação)

Alterações do metabolismo glicêmico podem elevar o risco da paciente desenvolver  diabetes melito. Cerca de 30% das pacientes obesas e 10% das pacientes não obesas com SOP em idade reprodutiva apresentam intolerância à glicose.

O diagnóstico é feito através das manifestações clínicas, exames laboratoriais (dosagem hormonal) e exame de imagem (ultrassonografia).

O tratamento tem como objetivo o controle dos sinais e sintomas clínicos, retorno da fertilidade e a prevenção das consequências futuras (diabetes melito, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares).

No caso das manifestações clínicas, o principal ponto é a perda de peso, o que isoladamente pode restaurar os ciclos menstruais e melhorar os sinais de hiperandrogenismo. Outra opção para esse controle é o uso dos anticoncepcionais (orais, injetáveis, anéis vaginais, implantes, DIU). Medidas cosméticas complementares no tratamento da acne e no aumento de pêlos devem ser utilizadas, quando necessárias, com acompanhamento dermatológico.

Em casos de infertilidade, o citrato de clomifeno vem sendo o indutor da ovulação  mais utilizado  na dose de 50 a 150mg ao dia por 5 dias (3º ao 7º dia do ciclo, 5º ao 9º ou ainda do 1º ao 5º dia do ciclo). Caso o citrato de clomifeno não ofereça os resultados esperados, pode-se usar gonadotrofinas humanas para a indução. Os tratamentos de infertilidade, onde o fator causador é apenas a anovulação, geralmente são simples, baratos e de baixa complexidade (indução da ovulação, coito programado e inseminação artificial).

Sabe-se que, em paciente com SOP tratadas com citrato de clomifeno, 70 a 85% irão ovular, das quais 33 a 45% irão engravidar e destas 5% com gestação múltipla.

Postado em Blog por alffaweb